sexta-feira, 19 de setembro de 2008
petroleo baixa e preço dos combutiveis aumentam, no minimo é rídiculo
Sempre que o petróleo aumenta, os preços dos combustíveis também aumentam. Quando o petróleo desce, os combustíveis às vezes descem, mas outras vezes sobem e os portugueses já deixaram de compreender estas oscilações.
A Galp foi, para já, a única que encontrou motivos para aumentar os preços dos combustíveis apesar da baixa do preço do petróleo nos principais mercados internacionais.
A petrolífera alega que a instabilidade que a ameaça do furacão Gustav provocou nos mercados, na semana passada, teve impacto e obrigou à subida dos preços.
O gasóleo custa mais um cêntimo, passando para 1,32 euros e a gasolina subiu também um cêntimo, passando para os 1,47 euros.
Desde os máximos históricos alcançados no início de Julho, o barril do petróleo já desvalorizou mais de 40 dólares. Em Londres, onde Portugal compra o Brent que consome, o petróleo perdeu, nos últimos dois dias, mais de 5%.
Um sinal positivo do mercado que em breve poderá reflectir-se no bolso dos portugueses.
domingo, 14 de setembro de 2008
Um pouco sobre buracos negros
Existem 3 tipos de buracos negros: os buracos negros que são produtos da evolução das estrelas, os supermassivos que existem no interior das galáxias e os mini buracos negros que são produtos das colisões de partículas. Todos os três tipos se formam quando a compressão da matéria é tanta que a gravidade fica tão forte que a luz não consegue escapar.
Os buracos negros estelares se formam depois que as estrelas com massa maior do que 5 vezes a massa do Sol explodem em supernova. O caroço que sobra é muito compacto e a densidade é tão alta que os prótons se combinam com os elétrons formando os neutrons, que se compactam ainda mais até que o caroço vira um buraco negro.
Os buracos negros supermassivos são milhares de vezes mais massivos do que os buracos negros estelares. Eles habitam os núcleos de grande parte das galáxias e até hoje não sabemos ao certo como eles se formam. É possível que eles sejam um produto de muitos buracos negros estelares que se formaram mais ou menos ao mesmo tempo, colidindo entre si e engolfando gás e estrelas da vizinhança. Mas existe também teorias que sugerem que um buraco negro supermassivo pode se formar de uma nuvem gigante de gás durante a formação da galáxia. A nossa galáxia possui um buraco negro modesto no núcleo de cerca de 3,6 milhões a massa do sol. Na animação acima os astrônomos do Max Planck comprovam a existência do buraco negro na nossa galáxia mostrando as órbitas das estrelas ao redor de um objeto massivo .
Os mini buracos negros são um pouco diferentes destes outros dois tipos. Por enquanto eles são apenas uma previsão teórica e também são conhecidos como buracos negros primordiais porque teriam existido em grande número logo após o Big Bang. Segundo a teoria, colisões entre partículas de altas energias proporcionariam as condições necessárias para que os mini buracos negros se formassem. Mas, segundo Stephen Hawking, os mini buracos negros evaporariam com muita facilidade, e perderiam energia facilmente, em um processo conhecido como radiação de Hawking. Quanto menor o buraco negro maior a evaporação, ou seja, a vida do mini buraco negro é muito curta, cerca de 0,000000000000000001 segundos. Se o LHC conseguir criar mini buracos negros, eles sumirão quase que instantanamente não chegando a causar qualquer problema para a Terra. O superinteressante é que, se conseguirmos criar mini buracos negros no LHC, poderemos detectar a radiação de Hawking e avançar mais um pouco no estudo do universo.
sábado, 13 de setembro de 2008
Maior acelerador de partículas já foi alvo de hackers
Segundo avança o jornal britânico Daily Telegraph, este ataque aconteceu quando no acelerador começaram a circular as primeiras partículas. No sistema informático do LHC surgiu uma mensagem de aviso do grupo, dando conta da sua vulnerabilidade, descrevendo os técnicos responsáveis pela sua segurança como «um grupo de miúdos de escola».
O Daily Telegraph refere que apesar da intrusão, os piratas informáticos asseguraram não ter qualquer intenção de criar problemas no LHC.
«Estamos a baixar-vos as calças por não queremos ver-vos a correr por aí nus à tentarem esconder-se quando o pânico chegar», lê-se na nota que o grupo grego deixou na rede do LHC, citada pelo jornal britânico. Após este ataque o site www.cmsmon.cern.ch deixou de estar acessível ao público.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Maior acelerador de partículas do mundo pode criar um Buraco Negro e varrer um planeta! Será?
O que o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) pretende com o maior acelerador de partículas do mundo? Porque cientistas chegaram ao ponto de abrir processo contra a experiência?
Genebra, Suiça, algum dia de Julho. No gigantesco complexo do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, 100 metros abaixo do solo, com 27 quilômetros de circunferência, reside um acelerador de partículas, o maior, mais caro, mais rápido e mais sofisticado já criado pelo homem, chamado de LHC (Large Hadron Collider - Grande Colisor de Hadróns), custou a bagatela de 15 bilhões de Reais. No centro, mais de 6.000 cientistas, participantes do megaprojeto, acompanham ansiosos, dois ínfimos e minúsculos átomos se chocarem a uma velocidade altíssima. Desse choque, segundo estudos, um “spray” de novas partículas irá surgir, revelando detalhes da matéria do universo e oferecendo possibilidade de estudo de um “Big Bang” de laboratório.
Porém, algo da errado. As partículas se chocam mas não geram o Spray, geram um ponto infinitamente denso e infinitamente pequeno. Em menos de 1 segundo, deixamos de existir… Junto com a Terra, e vários planetas a nossa volta. Um buraco negro, uma “singularidade” se formou. Todos morremos. O sistema solar fica sem seu pequeno, porém promissor planeta azul.
Este pequeno texto semi-literario introdutório é para situar a atual situação complicada que se encontra o laboratório de pesquisas de Genebra na Suíça. O centro de pesquisas abriga o maior acelerador de partículas do mundo. O LHC. Só para se ter uma idéia, o acelerador passa por Genebra na suíça e vai até perto da França!
Os cientistas irão realizar, em julho deste ano, um teste, fazendo dois átomos colidirem em alta velocidade para estudar a formação do “spray” de matérias resultante, este estudo permite ajudar na explicação da origem do universo e da vida, e poderia até ser uma espécie de prova sobre a existência do Big Bang, a “explosão” que gerou o universo.
Porém, cientistas estão processando o laboratório alegando riscos fatais ao meio ambiente, e talvez, a toda a humanidade caso o experimento seja realizado. Eles temem que a experiência crie alguma singularidade, uma falha, como um buraco negro, que poderia arrasar o planeta. O processo está na corte americana e deve ser realizado dia 16 de junho, a CERN não é obrigada a estar lá, pois não responde aos Estados Unidos.
O CERN garante que os riscos não existem e que o processo não faz sentido algum. São mais de 14 anos de pesquisas com mais de 6.500 cientistas, inclusive brasileiros. O CERN afirma também que todas as medidas de segurança foram tomadas.
Cabe a nós, nos perguntar, como leigos na questão. A pesquisa com certeza é importante, mas vale a pena correr tanto risco assim? Será que os cientistas que processam o CERN o fazem por meros motivos políticos, ou realmente possuem razão em seu medo?
O CERN já realizou duas análises de riscos, e nas duas não foram constatados perigos para Genebra, França ou para o Mundo. Mesmo assim, pretende realizar a terceira (e ultima) análise de riscos. Após isso, irá continuar até o dia do teste.
Vendo tudo isto com olhos céticos, parece um tanto quanto exagerada a preocupação. Porém, cientistas alegaram que o experimento pode criar um buraco negro, simplesmente a maior força conhecida no universo. A força que nada, nem mesmo a luz (por isso o buraco é “negro” ele é mais rápido que a luz) consegue escapar.
Experiências como essa nos faz imaginar se riscos enormes assim compensam os resultados de algumas pesquisas.
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
terça-feira, 9 de setembro de 2008
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
domingo, 7 de setembro de 2008
sábado, 6 de setembro de 2008
diferença entre sexos
Homens
1. Guiar ate a caixa Multibanco
2. Baixar o vidro da janela
3. Inserir o cartão e introduzir o PIN
4. Introduzir quantia desejada
5. Retirar o dinheiro, cartão e recibo
6. Fechar o vidro
7. Continuar a guiar
Mulheres
1. Guiar ate a caixa Multibanco
2. Fazer marcha- atrás 1 metro para alinhar a janela com a caixa Multibanco
3. Deixar o carro ir abaixo
4. Baixar o vidro da janela
5. Abrir a mala, retirar o estojo de maquilhagem e encontrar o cartão
6. Verificar a maquilhagem no retrovisor
7. Tentar meter o cartão na maquina ( abrir a porta do carro para mais facilmente aceder a maquina, devido a distancia entre o carro e a maquina )
8. Inserir cartão
9. Reabrir a mala e localizar o maço de cigarros com o PIN escrito
10. Inserir PIN, cancelar, voltar a introduzir o PIN
11. Introduzir quantia desejada
12. Verificar maquilhagem e cabelo no retrovisor
13. Retirar dinheiro e recibo
14. Localizar carteira e guardar o dinheiro
15. Localizar livro de cheques para guardar o recibo
16. Reverificar maquilhagem
17. Avançar 2 metros com o carro
18. Fazer marcha- atrás 2 metros para alinhar a janela com a caixa Multibanco
19. Retirar cartão
20. Localizar bolsa do cartão na carteira e guardar cartão
21. Reverificar maquilhagem
22. Voltar a ligar o carro e arrancar
23. Guiar durante 3 quilómetros
24. Destravar o travão de mão
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
novo reforço ofensivo do benfica !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Um cão esquisito
bebe baterista
coisas engraçadas;P
Dois velhotes em negociações;P.Será justo?lllllllooolllllllllll
corrida contra o vento! vejam só a aerodinâmica lololololol
sem palavras!!!!
